OBSERVATÓRIO DE QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS - OQA
Evolução do OQA
2012 a 2024
CONSTITUIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
"Observatório do Agrupamento
Ano Letivo 2012/2013
Equipa de avaliação interna
O Observatório do Agrupamento tem por missão dar cumprimento a uma das metas consagradas no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Vasco Santana, designadamente, a Avaliação Interna, estando a obrigatoriedade deste processo consignada na Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro.
A Avaliação Interna é um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a escola, a ser desenvolvido por membros da comunidade educativa, com o objetivo de elaborar um processo de melhoria da escola.
O Observatório do Agrupamento, que a equipa se propõe criar, tem como objetivo analisar/interpretar e difundir os dados referentes aos indicadores em estudo nos diversos domínios, identificando pontos fortes e pontos fracos, propondo, em sede de Conselho Pedagógico, planos ou ações de melhoria que estabeleçam estratégias para superação dos problemas.
Para este ano letivo a equipa definiu como prioritária a Dimensão da Qualidade das Aprendizagens, definindo como indicadores a analisar os seguintes:
Por Período
Resultados Escolares
Dados da Indisciplina;
Número de Planos de recuperação/desenvolvimento (1º e 2º Períodos).
Final do Ano
Dados do Abandono Escolar;
Dados relativos aos apoios (apoio de estudo, apoio pedagógico personalizado, aulas de recuperação);
A.O.T.E., dados relativos ao número de A.O.T.E. lecionadas por dia e semana/disciplina;
Testes Intermédios;
Dados do Despacho Normativo 50/2005;
Dados da Avaliação Externa do 4º, 6º e 9º Anos.
Ramada, 26 de setembro de 2012
A Equipa de Avaliação Interna "
2012 a 2024
A análise é efetuada, desde 2012, nos Conselhos Pedagógicos.
Esta análise resulta da monitorização dos resultados escolares dos momentos de avaliação sumativa interna.
2014/2015
Exemplo de dados recolhidos pelo OQA, analisados pelos Subdepartamentos, Departamentos e em Conselho Pedagógico.
2015/2019
Evolução do OQA
Exemplo da Grelha construída para recolha de dados.
Surgiu a necessidade de criação de uma grelha de análise dos resultados escolares por Departamento definindo pontos fortes, pontos fracos e estratégias por disciplina/turma.
2017/2018
Análise da Avaliação Diagnóstica em sede de Conselho Pedagógico.
Recolhida em grelha própria e, primeiramente, efetuada pelos subdepartamentos e Departamentos.
Análise dos resultados da Avaliação Sumativa Interna em Conselho Pedagógico.
2019 a 2021
No ano letivo 2019/2020, em plena pandemia, realizou-se online o primeiro Observatório Pedagógico o qual visou perceber as perceções dos inquiridos em relação às boas práticas que ocorrem em sala de aula nas disciplinas de Matemática, Português e Inglês e abrangeu todos os alunos do 5º ao 9º ano do agrupamento e todos os docentes das respetivas disciplinas.
No ano letivo 2020/2021, ainda em pandemia, realizou-se online o segundo Observatório Pedagógico o qual visou perceber as perceções dos inquiridos em relação às boas práticas que ocorrem em sala de aula nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e História e abrangeu todos os alunos do 5º ao 9º ano do agrupamento e todos os docentes das respetivas disciplinas.
2022 a 2024
Criação de uma nova forma de recolha de dados da avaliação sumativa, 1º semestre, dos resultados escolares e, posterior análise, em sede de Conselho Pedagógico.
No final do ano letivo 2022/2023, em sede de Departamento, os docentes procederam à análise e interpretação das taxas de sucesso e insucesso por disciplina e turma, das taxas de insucesso por domínio por disciplina e turma e à definição de estratégias a implementar no ano letivo seguinte. Esta reflexão sobre os resultados escolares foram apresentados em Conselho Pedagógico.