OBSERVATÓRIO DE QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS - OQA

Evolução do OQA

2012 a 2024


CONSTITUIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO

"Observatório do Agrupamento

Ano Letivo 2012/2013

Equipa de avaliação interna

 

O Observatório do Agrupamento tem por missão dar cumprimento a uma das metas consagradas no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Vasco Santana, designadamente, a Avaliação Interna, estando a obrigatoriedade deste processo consignada na Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro.


A Avaliação Interna é um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a escola, a ser desenvolvido por membros da comunidade educativa, com o objetivo de elaborar um processo de melhoria da escola.


O Observatório do Agrupamento, que a equipa se propõe criar, tem como objetivo analisar/interpretar e difundir os dados referentes aos indicadores em estudo nos diversos domínios, identificando pontos fortes e pontos fracos, propondo, em sede de Conselho Pedagógico, planos ou ações de melhoria que estabeleçam estratégias para superação dos problemas.


Para este ano letivo a equipa definiu como prioritária a Dimensão da Qualidade das Aprendizagens, definindo como indicadores a analisar os seguintes:


Por Período



Final do Ano



 Ramada, 26 de setembro de 2012

A Equipa de Avaliação Interna "

convocatoria_cp_5_06_2013.pdf

2012 a 2024

 A análise é efetuada, desde 2012, nos Conselhos Pedagógicos.

 Esta análise resulta da monitorização dos resultados escolares dos momentos de avaliação sumativa interna.

GraficosBarras_Result_escol_2_ciclo_1P.pdf

2014/2015

Exemplo de dados recolhidos pelo OQA, analisados pelos Subdepartamentos, Departamentos e em Conselho Pedagógico.  

OQA_aval_sumativa_Delegada__1ºC_2016_17 (1).pdf

2015/2019

Evolução do OQA

Exemplo da Grelha construída para recolha de dados.

Surgiu a necessidade de criação de uma grelha de análise dos resultados escolares por Departamento definindo pontos fortes, pontos fracos e estratégias por disciplina/turma.

2017/2018


Análise Avaliação Diagnóstica HGP 2017.20218.pdf

Análise da Avaliação Diagnóstica em sede de Conselho Pedagógico.

Recolhida em grelha própria e, primeiramente,  efetuada pelos subdepartamentos e Departamentos.

RESULTADOS ESCOLARES - 1º período (2017_2018) (1).pdf

Análise dos resultados da Avaliação Sumativa Interna em Conselho Pedagógico.

2019 a 2021

No ano letivo 2019/2020, em plena pandemia, realizou-se online o primeiro Observatório Pedagógico  o qual visou perceber as perceções dos inquiridos em relação às boas práticas que ocorrem em sala de aula nas disciplinas de Matemática, Português e Inglês e abrangeu todos os alunos do 5º ao 9º ano do agrupamento e todos os docentes das respetivas disciplinas.

No ano letivo 2020/2021, ainda em pandemia, realizou-se online o segundo Observatório Pedagógico  o qual visou perceber as perceções dos inquiridos em relação às boas práticas que ocorrem em sala de aula nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e História e abrangeu todos os alunos do 5º ao 9º ano do agrupamento e todos os docentes das respetivas disciplinas.

2022 a 2024

Análise entre ciclos 22.23.pdf

Criação de uma nova forma de recolha de dados da avaliação sumativa, 1º semestre, dos resultados escolares e, posterior análise, em sede de Conselho Pedagógico.

Base de dados 2022_23_Resultados Escolares.xlsx
2022_23_CSH_Resultados_Escolares.xlsx

No final do ano letivo 2022/2023, em sede de Departamento, os docentes  procederam à análise  e interpretação das taxas de sucesso e insucesso por disciplina e turma, das taxas de insucesso por domínio por disciplina e turma e à definição de estratégias a implementar no ano letivo seguinte. Esta reflexão sobre os resultados escolares foram apresentados em Conselho Pedagógico.

Este documento serve apenas para consulta interna