OBSERVATÓRIO DE QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS - OQA
Evolução do OQA
2012 a 2024
OBSERVATÓRIO DE QUALIDADE DAS APRENDIZAGENS - OQA
Evolução do OQA
2012 a 2024
CONSTITUIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO OBSERVATÓRIO
"Observatório do Agrupamento
Ano Letivo 2012/2013
Equipa de avaliação interna
O Observatório do Agrupamento tem por missão dar cumprimento a uma das metas consagradas no Projeto Educativo do Agrupamento de Escolas Vasco Santana, designadamente, a Avaliação Interna, estando a obrigatoriedade deste processo consignada na Lei nº 31/2002 de 20 de dezembro.
A Avaliação Interna é um processo cíclico, criativo e renovador de análise, interpretação e síntese das dimensões que definem a escola, a ser desenvolvido por membros da comunidade educativa, com o objetivo de elaborar um processo de melhoria da escola.
O Observatório do Agrupamento, que a equipa se propõe criar, tem como objetivo analisar/interpretar e difundir os dados referentes aos indicadores em estudo nos diversos domínios, identificando pontos fortes e pontos fracos, propondo, em sede de Conselho Pedagógico, planos ou ações de melhoria que estabeleçam estratégias para superação dos problemas.
Para este ano letivo a equipa definiu como prioritária a Dimensão da Qualidade das Aprendizagens, definindo como indicadores a analisar os seguintes:
Por Período
Resultados Escolares
Dados da Indisciplina;
Número de Planos de recuperação/desenvolvimento (1º e 2º Períodos).
Final do Ano
Dados do Abandono Escolar;
Dados relativos aos apoios (apoio de estudo, apoio pedagógico personalizado, aulas de recuperação);
A.O.T.E., dados relativos ao número de A.O.T.E. lecionadas por dia e semana/disciplina;
Testes Intermédios;
Dados do Despacho Normativo 50/2005;
Dados da Avaliação Externa do 4º, 6º e 9º Anos.
Ramada, 26 de setembro de 2012
A Equipa de Avaliação Interna "
A análise é efetuada, desde 2012, nos Conselhos Pedagógicos.
Esta análise resulta da monitorização dos resultados escolares dos momentos de avaliação sumativa interna.
Exemplo da Grelha construída para recolha de dados.
Surgiu a necessidade de criação de uma grelha de análise dos resultados escolares por Departamento definindo pontos fortes, pontos fracos e estratégias por disciplina/turma.
No final do ano letivo 2022/2023, em sede de Departamento, os docentes procederam à análise e interpretação das taxas de sucesso e insucesso por disciplina e turma, das taxas de insucesso por domínio por disciplina e turma e à definição de estratégias a implementar no ano letivo seguinte. Esta reflexão sobre os resultados escolares foram apresentados em Conselho Pedagógico.