AUTOAVALIAÇÃO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS VASCO SANTANA


GLOSSÁRIO

Ciclo de Melhoria - Os ciclos de melhoria do AEVS têm procurado dar resposta às necessidades específicas da organização/escola. De uma maneira geral acompanharam, salvo algumas exceções,  o período de implementação dos Projetos Educativos em vigor.

DIAGNÓSTICO ORGANIZACIONAL - É uma ferramenta estratégica que a instituição/agrupamento usa para identificar pontos fortes e pontos fracos e elaborar planos de melhoria.

PLANEAMENTO ESTRATÉGICO - É o documento da instituição AEVS que identifica oportunidades e desenvolvendo uma estratégia e definindo ações para atingir os objetivos delineados.

PAM INICIAL -   É o documento elaborado no início de cada ciclo de melhoria em que a instituição expressa de uma forma organizada as metas e os objetivos a atingir, se delineiam as atividades que se irão desenvolver, contem os responsáveis por desenvolver cada uma delas e acompanhar  o desenrolar de todo o processo com vista à obtenção das melhorias previstas. No AEVS estes documentos costumam  acompanhar a duração entre diagnósticos organizacionais.

PAM INTERMÉDIO - Ponto de situação das ações de melhoria previstas nos PAM enquanto monitorização de implementação das diversas atividades. Estas podem ter continuidade /reformulação ou até eliminação e construção de novas durante a implementação e avaliação das mesmas.

PAM FINAL - É o documento em que se avaliam todas a s ações efetuadas, se mede o grau de consecução das mesmas, o seu impacto e efetiva melhoria.

Observatório Pedagógico - É uma ferramenta de análise e monitorização das práticas de sala de aula, realizada através de questionários, a alunos e professores, utilizando indicadores iguais com o intuito de efetuar uma análise comparativa. O objetivo final é analisar e refletir detalhadamente sobre o processo de ensino e aprendizagem, reavaliando as práticas pedagógicas utilizadas e potenciando eventuais alterações.

Observatório da Qualidade das AprendizagensÉ uma estrutura que utiliza ferramentas de análise, monitorização e difusão de um conjunto de indicadores relacionados com os resultados escolares, o "clima" escolar e formas de atuação, com vista à melhoria do serviço educativo prestado pela Escola. Visa a identificação de pontos fortes e áreas de melhoria, por forma a definir planos ou ações de melhoria que estabeleçam estratégias para superação dos problemas detetados.